Impasse
Recadastramento do Pop Center ainda sem data
SGCMU deverá se reunir com a prefeita nos próximos dias para dar continuidade ao processo junto aos lojistas
Jô Folha -
O recadastramento dos lojistas do Pop Center ainda não tem data para ocorrer. No entanto, o processo, iniciado em janeiro e suspenso após protestos dos comerciantes, deverá ocorrer no máximo até o próximo mês.
Segundo o secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Jacques Reydams, o período de férias de trabalhadores da secretaria atrapalhou o andamento do processo. Com o retorno do pessoal, a pasta irá se reunir com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), no dia 2 do próximo mês, para decidir as diretrizes e estudar como se darão as novas exigências.
No ponto de vista de Reydams o recadastramento é necessário, devido à existência de casos como sublocações. O alívio em algumas exigências também poderá vir a ocorrer, como o fim da necessidade de apresentação de carteira de trabalho.
Anteriormente, além da carteira de trabalho, foram exigidos documentos como certidão de antecedentes criminais e negativa de débito nas receitas federal, estadual e municipal. Além disso, os lojistas alegavam jamais terem sido procurados pela prefeitura, tendo ficado sabendo, em janeiro, das novas exigências - apenas através da imprensa e dos editais publicados solicitando o recadastramento para a partir de fevereiro.
O descontentamento tomou conta dos lojistas e em 30 de janeiro um protesto com cerca de 160 comerciantes do Pop Center foi realizado no calçadão da Andrade Neves. No mesmo dia, a prefeita aceitou receber um grupo de representantes dos lojistas e suspendeu provisoriamente o recadastramento. Sugerindo tomar medidas similares às feitas recentemente com os trailers, prometeu fazer o novo processo de uma forma "menos burocrática e lesiva".
Procurados pela reportagem, Ibrahim Shaladeh e Maicon Vasconcellos, dois dos cinco lojistas participantes da reunião, disseram estar no aguardo da prefeitura. A expectativa deles é de ter novidades até o final de março, segundo Shaladeh. Por enquanto, eles dizem que os trabalhos seguem ocorrendo normalmente no Pop Center. "A gente tá primeiro aguardando a posição deles", comentou Vasconcellos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário